Campanha reivindica comunicação pública no currículo dos cursos da área

Não tem muito tempo li uma matéria no Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC) sobre a possível inclusão da disciplina de comunicação pública no currículo dos cursos da área. Confesso que recebi essa notícia com alegria. Primeiramente, porque revela a importância do tema para a academia. Depois, porque é fundamental que os comunicadores conheçam essa outra face da comunicação.


O movimento surgiu durante a realização do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), no Rio de Janeiro. Professores e alunos se juntaram para dar início à campanha nacional #IncluiComunicaçãoPública. A proposta é incluir a matéria nos cursos de publicidade, jornalismo, audiovisual, relações públicas entre outros afins. 

Uma das ações iniciais da campanha foi a criação de um site para coletar as assinaturas daqueles que apoiam a inclusão da disciplina. A lista deverá ser enviada ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e também ao presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Wolmir Therezio Amado. 

Justificativa
Na petição, os autores da campanha explicam que os cursos de comunicação são voltados especificamente para atender às demandas do mercado privado. Portanto, seria necessário incluir a disciplina de forma que os profissionais da área tivessem melhores condições de atuar em órgãos públicos e outras organizações voltadas à promoção da cidadania. 

Minhas impressões
Espero mesmo que a iniciativa possa render frutos. Logo na abertura deste blog comentei sobre os motivos que me levaram a criar a página. Um deles foi justamente pelo forte vínculo que existe entre a comunicação e o setor privado. Porém, ele não é o único. A comunicação pública é prova disso. Acredito que essa área tem muito para ser explorada, pesquisada e estudada. E não tenho dúvidas que a inclusão da disciplina no currículo dos cursos de comunicação irá ampliar o leque de atuação dos colegas comunicadores.

Licença Creative Commons


2 comentários:

  1. Eu acho que a comunicação pública deveria ser inserida nos currículos, sim. Como comunicadora, senti falta dessa matéria na faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, como vai?
      Primeiro, obrigada pela visita! Também penso como você. Seria ótimo se a matéria fosse incluída nos cursos de comunicação! Vamos torcer para que isso se concretize.

      Abraço,

      Excluir