Existe marketing além da iniciativa privada?

Estava conversando com uma colega de profissão sobre a importância da comunicação no terceiro setor e ao longo do nosso bate-papo ela me perguntou: como aplicar as estratégias de marketing fora do contexto comercial? Em um primeiro momento a combinação pode soar estranha, confesso. Afinal, a ferramenta está diretamente associada com a atividade de vendas.


Todavia, é preciso lembrar que o marketing se assemelha mais a um processo que envolve desde a criação do que será oferecido até a sua disponibilização ao público-alvo. E isso inclui trabalhar todo o mix de marketing: definir o produto ou serviço, formatar o preço, eleger como se dará a logística e as estratégias promocionais. Veja a definição de marketing nas palavras do renomado Kotler:
"Marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas". 
Outros contextos
Apesar de haver uma forte ligação com a iniciativa privada, o marketing pode ser aplicado também em outros contextos. Dentre eles, no terceiro setor que engloba principalmente organizações não-governamentais e entidades beneficentes. A diferença está no enfoque.

No mundo corporativo o objetivo está frequentemente ligado à definição de estratégias para a aquisição de produtos ou serviços, construção de relacionamento com o cliente, aumento da percepção de marca, dentre outros. Já o terceiro setor lida com questões sociais mirando no conhecimento de uma causa, mudanças comportamentais e até mesmo de valores.

Marketing social
A área do marketing que se dedica a estudar essas formas de promover a aceitação de uma ideia ou prática social, denomina-se marketing social. Esse será um dos temas centrais deste blog. Nas próximas postagens você irá saber mais sobre essa ferramenta e no que ela consiste. 

Conhecia o marketing social? Sabe de alguma organização que adote a ferramenta? Fique à vontade para deixar seu comentário!

Licença Creative Commons


Nenhum comentário:

Postar um comentário