Marketing social é tudo igual? Conheça a ferramenta

O marketing social é um tema fascinante. Porém, o que eu percebo hoje é que existe uma enorme confusão sobre o que ele de fato significa. Alguns utilizam o termo para descrever programas de voluntariado. Outros acreditam que se trata de doação de dinheiro para instituições ou mesmo responsabilidade corporativa. Apesar de existir um tronco em comum, que é o aspecto em favor da sociedade, o marketing social tem características próprias. 

E são esses traços que você confere nesta série de postagens: "Marketing social é tudo igual?". Mais do que responder a esse questionamento, pretendo apresentar a ferramenta, como ela funciona e quais são suas aplicações.


O marketing social é a área do marketing que se dedica a estudar questões de interesse público. Dentre elas estão: o sedentarismo, a obesidade, a violência contra as mulheres, a drogadição, o acesso à água potável, dentre vários outros. 

Sua origem está pautada na saúde pública no final dos anos 60 com as campanhas focadas em higiene social e exames médicos de rotina. Em um determinado momento, as práticas tradicionais que utilizavam os meios de comunicação de massa, já não alcançavam mais os mesmos resultados.

Definição
A necessidade de uma resposta intrigou estudiosos que começaram a pesquisar sobre o assunto. Philip Kotler foi um deles. Na visão dele (2012, p. 693), o marketing social pode ser definido da seguinte maneira:
O marketing social é o projeto, a implementação e o controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma ideia ou prática social num grupo-alvo. Utiliza conceitos de segmentação de mercado, de pesquisa de consumidores, de configuração de ideias, de comunicações, de facilitação de incentivos e a teoria da troca, a fim de maximizar a reação do grupo-alvo.
Por meio dessa citação é possível notar que o marketing social busca solucionar problemas considerando o bem-estar da sociedade. Mas o que diferencia mesmo o termo de outros conceitos o marketing é o seguinte: o marketing social visa promover uma mudança de comportamento do público-alvo.

Entenda como funciona
A definição dos comportamentos, atitudes ou práticas a serem modificados começa a partir da constatação de um problema. No caso da temática da água, por exemplo, a realidade pode ser que os moradores de determinada região utilizam frequentemente o recurso hídrico para lavar as calçadas das casas.

Uma vez feito o diagnóstico, com os devidos detalhamentos, tem início a definição dos comportamentos, atitudes ou práticas a serem modificados. Nesse exemplo, poderia ser a redução da quantidade utilizada ou mesmo o uso de técnicas como a ecolavagem. Independentemente da escolha, o ponto crucial é a mudança de comportamento. E é isso que diferencia o marketing social de outras terminologias.

Dica de livro
Kotler foi um dos precursores do marketing social. Nesse texto, utilizei a definição dada por ele no livro Administração de Marketing, publicado pela editora Pearson Prentice Hall em 2012. Para quem se interessar, deixo a imagem do livro aqui.

Conhecia o marketing social? Gostaria de acrescentar alguma informação à postagem? Fique à vontade para deixar seu comentário!

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2 comentários:

  1. Esclarecedor! Mudou a minha forma de pensar... rs realmente achei que marketing social fosse tudo igual. Parabéns pela página!

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    1. Olá! Fico feliz que o texto tenha ajudado a ampliar seus horizontes sobre o marketing social. Agora você já sabe que não é tudo igual, não é mesmo?
      Obrigada pela sua visita e fique à vontade para voltar ao blog quando quiser!

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