O social pode ser legal: veja campanha que emocionou internautas sobre o câncer de mama

Durante todo o mês de outubro, o tema do câncer de mama esteve em evidência em diversas mídias. Nas redes sociais não foi diferente: a cor de rosa, símbolo da causa, também ganhou a página de centenas de organizações. Na postagem dessa semana eu não poderia deixar de trazer uma campanha que emocionou milhares de internautas sobre o assunto.


Foi por meio de um vídeo, que o Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC) celebrou os 20 anos da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. Como de costume, diversos artistas foram convidados para uma sessão de fotos com a proposta de sensibilizar a comunidade sobre a importância de realizar o autoexame.

O que eles não sabiam é que a própria fotógrafa tinha um motivo especial para fazer parte da iniciativa: ela superou a doença e, nesse processo, precisou retirar as mamas. O resultado desse encontro é emocionante, com direito a lágrimas, silêncio e reflexão.

Infelizmente, apesar de ser debatido com certa frequência, o câncer de mama ainda mata milhares de mulheres ao redor do mundo. E muitas delas só descobrem a doença em um estágio avançado, o que dificulta o tratamento e possível cura. Alguns dos artistas, inclusive, mencionam que perderam pessoas queridas em função da doença.

É nesse cenário aparentemente melancólico que se insere a campanha. Porém, com um discurso profundo e tocante ao invés de triste. A campanha do IBCC faz um apelo direto às brasileiras: a cura é possível. A imagem da fotógrafa revela isso. Mesmo após a retirada das mamas, ela destaca que não se sente menos feminina que antes.

Uma abordagem diferente
A beleza da campanha está não apenas em levar a informação, mas em envolver o público feminino na narrativa e despertar uma atitude: a prevenção. Confesso para vocês que enquanto mulher fiquei emocionada ao ouvir os relatos dos atores e a fala da fotógrafa. Por esses motivos, acredito que o vídeo cumpre o seu papel com maestria e, ainda, traz outra mensagem para nós comunicadores: o social também pode ser legal, envolvente e emocionante.

Se você ainda não viu o vídeo da campanha, confira aqui ou veja abaixo:


Gostou da campanha? Quer escrever sugestões para o blog? Fique à vontade para deixar seu comentário e até a próxima postagem!

Licença Creative Commons


4 comentários:

  1. Que campanha maravilhosa!! Sou homem e a mensagem chegou até mim também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da campanha! O vídeo foi escolhido com bastante carinho. Fique de olho no blog que ainda virão vários outros materiais bacanas.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Vi esse campanha no Face e, olha, não tive como não ficar comovida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela,
      Obrigada pelo seu comentário. Realmente, a campanha é emocionante! Fique à vontade para voltar mais vezes ao blog.

      Abraço,

      Excluir