ODS e marketing social: essa combinação dá certo?

A discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem ganhado cada vez mais espaço junto à mídia e também a diversos setores da sociedade civil. Considerando sua importância, acredito que o tema não poderia ficar de fora do blog. Nessa postagem quero comentar brevemente o que são os ODS, algumas das diretrizes propostas e, principalmente, como eles estão ligados ao marketing social. 
 
 
Os ODS fazem parte de um movimento global, liderado pelas Nações Unidas, e que conta com o apoio do Brasil e de outros países. Seu principal objetivo é promover o equilíbrio entre a prosperidade humana e a proteção do planeta.

Todas as diretrizes para cumprir esse propósito foram descritas em uma agenda internacional, chamada de Agenda 2030 [Agenda Vinte Trinta]. Ela abriga o conjunto dos 17 ODS, além de todas as metas e indicadores relacionados a eles. O nome veio, pois 2030 marca o período de reavaliar o andamento dos Objetivos ao redor do globo.

Histórico
Contudo, nem sempre eles tiveram esse nome. Na verdade, no período que vai de 2000 a 2015 as diretrizes eram conhecidas por Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Mais enxutos, eles abarcavam apenas oito objetivos.

Desde 2015, autoridades em todo o mundo trabalham para colocar em prática os ODS, mais amplos e também mais ambiciosos. No Brasil, foi instaurada uma comissão específica para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O grupo é composto por representantes da sociedade civil e líderes das três esferas do governo: federal, estadual e municipal. 
 
Onde estamos hoje
Antes de iniciar os trabalhos da comissão, o Brasil fez um levantamento para descobrir qual o grau de convergência das políticas públicas atuais com os ODS. A ideia era ter um termômetro da nossa afinidade com os temas propostos na Agenda 2030.

O material aponta 86% de vinculação das metas dos Objetivos com o Plano Plurianual (PPA), principal instrumento de planejamento de médio prazo das ações do governo. E ainda 78% de vinculação com os indicadores do ODS. 

Isso quer dizer que, das 169 metas previstas na Agenda, o Brasil consegue incorporar 145. Já sobre os indicadores, que totalizam 241, o país demonstra afinidade com 189 deles. É possível verificar ainda o número de atributos do PPA relacionados aos ODS individualmente. 
 
E o marketing social?Como já falamos no início do texto, a Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos. Cada um deles trata de um assunto diferente, apesar de muitos estarem interligados. Entre alguns dos temas trabalhados estão a erradicação da pobreza, qualidade no ensino, produção de energias renováveis, oferta de água potável e saneamento, e construção de cidades sustentáveis. Confira todos os ODS na imagem abaixo:
 
 
Quero focar no Objetivo 5, que trata da igualdade de gênero. Seu propósito está em alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Um tema que abre o leque para varinhas linhas de trabalho do ponto de vista do marketing social. Contudo, antes de apresentar alguns exemplos, vamos relembrar que a essência da ferramenta é promover um comportamento, atitude ou prática em determinado público.
 
Diante disso, um objetivo sensibilizar as próprias mulheres a denunciarem casos de violência ou abuso. As estatísticas apontam que os números de denúncia ainda são baixos, pois muitas preferem não buscar apoio. Outra frente, que poderia ser abordada pelo marketing social, seria o diálogo com os homens, para redução do preconceito contra elas no ambiente de trabalho.
 
Como você pode notar, as opções de escopo para os programas sociais são diversas; isso porque ficamos em apenas um dos 17 Objetivos. Independente do tema, o marketing social tem relação direta com os ODS. Ele pode, inclusive, pautar a elaboração de políticas públicas que podem reforçar o comportamento desejado.
 
Você já conhecia os ODS? Teve algum que chamou mais a sua atenção? Deixe seu comentário!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário