E se a sua empresa fosse socialmente responsável?

Hoje em dia, percebo que as empresas estão mais engajadas com o social. Pode não ser um projeto complexo. Na verdade, às vezes são medidas simples, como promover uma campanha para ajudar uma creche local. E essa é uma tendência, que se reforça cada vez mais como necessária no mercado. Se a sua empresa já trabalha algo do tipo está um passo adiante da concorrência, mas se ainda não promove ações sociais, neste texto eu conto alguns benefícios dessa prática.

Na literatura acadêmica, ela é conhecida como Responsabilidade Social Corporativa (RSC), uma tradução para o termo que vem do inglês Corporate Social Responsability (CSR). Em seu livro Administração de Marketing, Philip Kotler traz um capítulo especial para falar sobre o assunto.

 
De modo geral, o conceito de RSC surgiu em um momento não muito distante, onde o mercado estava saturado com o grande número de empresas. Os produtos eram muito similares, em termos de composição e, inclusive, de aparência. Então, veio o questionamento: como se destacar em meio aos concorrentes? Era preciso ter um diferencial.

Foi quando os estudiosos perceberam que as empresas que desenvolviam projetos sociais tinham mais apelo. Começa uma nova fase, onde a Responsabilidade Social Corporativa passa a ser vantagem uma competitiva, agregando valor à marca.

Entenda
A prática envolve um conjunto de ações que podem ir desde projetos de voluntariado aos funcionários até ações para beneficiar a comunidade. E as causas são inúmeras, basta a sua empresa decidir qual está mais próxima ao negócio.

Uma empresa que vende lanches saudáveis, por exemplo, pode apoiar causas relacionadas à qualidade de vida, como uma corrida de rua. Ou, de repente, fazer uma doação de alimentos a uma creche. As opções são bem amplas e os resultados costumam trazer um retorno positivo.


Por que fazer?
A Responsabilidade Social Corporativa traz benefícios não apenas para a sociedade, como também para a empresa que põe esse conceito em prática. Do ponto de vista da sociedade, há uma contribuição direta com o desenvolvimento de pessoas, um incentivo à geração de renda e até mesmo um estímulo à educação.

Já do ponto de vista da empresa, existe a oportunidade de impactar positivamente a comunidade onde atua e traz uma percepção favorável da marca, que pode resultar em dois outros acontecimentos: melhora no engajamento dos consumidores, com reflexo sobre as vendas. E finalmente, cria um círculo virtuoso de boas ações.

E então, você conhecia o conceito de RSC? Sua empresa desenvolve algum projeto bacana? Fique à vontade para deixar seu comentário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário