Marcas também podem fazer campanhas de marketing social

Em um primeiro momento, quando falamos de marketing social parece que as ONGs são as únicas instituições que trabalham a ferramenta. Afinal, elas costumam estar mais ligadas aos problemas sociais. Será mesmo? A postagem dessa semana vem justamente para mostrar que não. Você verá que as empresas também podem estar envolvidas com o marketing social.


Quis trazer esse tema ao blog, porque em algum momento da minha pesquisa da especialização surgiu a pergunta: quem aplica o marketing social? Talvez essa dúvida seja a mesma da sua ou de outros leitores do blog. Geralmente, as grandes companhias aplicam o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), que tem uma proposta bem diferente do marketing social. Eu explico tudo direitinho nesta postagem. 

Depois de muitas buscas, encontrei um exemplo que mostra que as empresas também praticam o marketing social. O vídeo abaixo traz uma campanha apresentada pela Colgate, conhecida marca de produtos para higiene bucal, onde é abordado o desperdício de água. A criação é da agência Y&R de Nova York.

“Enquanto você escova os dentes com a torneira aberta, mais de 10 litros de água são desperdiçados.”


Versão em português

Versão em inglês


Breve análise da campanha
Para muitas pessoas, escovar os dentes com a torneira aberta é algo quase que natural, chegando até mesmo a ser relaxante. Porém, esse hábito não é tão inofensivo quanto parece. Nos dois vídeos a Colgate faz um contraponto de pessoas escovando os dentes enquanto outra luta por um pouco de água. 

O mais interessante é que a mensagem traz justamente o momento em que a marca está presente na vida dos consumidores. Fica evidente então, a sintonia entre o posicionamento da Colgate e sua comunicação externa. As cenas casam perfeitamente e cumprem bem sua proposta de fazer uma conscientização a respeito do uso da água. 

Esse alerta é um principais dos elementos das campanhas cognitivas de marketing social. No texto Marketing social é tudo igual? Os 4 tons de marketing social, vimos que as campanhas desse gênero podem apresentar diferentes tons, a depender do assunto que abordam. Se você ainda não leu, pode acessar aqui



Por que não poderia ser RSC?
Enquanto que o marketing social busca modificar conhecimentos, atitudes ou práticas, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem seu foco na empresa praticante. Nos vídeos que assistimos da Colgate prevale o tom de urgência, de que o desperdício de água afeta outras pessoas no mundo.

Se fosse uma campanha de RSC, o tema até poderia continuar o mesmo, mas a abordagem seria diferente. Talvez você assistisse uma campanha da Colgate mostrando que adota torneiras com fechamento automático em seus escritórios para reduzir o consumo de água potável ou que faz o reúso da água. Percebe a diferença?

Encerro a postagem da semana por aqui e espero que você tenha gostado. Já conhecia a campanha da Colgate? Que sentimentos ela despertou em você? Deixe seu comentário!

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