Como o marketing social faz parte da sua vida e você nem sabe

O marketing social pode até parecer algo distante, mas a verdade é que ele está mais próximo do seu dia a dia do que você imagina. Na postagem dessa semana, quero mostrar a aplicação da ferramenta em um tema que está em destaque na mídia, que é a microcefalia. 


Se você acompanha os noticiários, deve ter notado que nos últimos meses o Brasil enfrenta um surto de casos da doença, especialmente na Região Nordeste. Essa má-formação faz com que a cabeça do bebê apresente um tamanho menor que o normal. Como consequência, a criança portadora pode apresentar atraso mental.

Ainda não se sabe o que causa a microcefalia, mas os especialistas acreditam que esteja relacionada com a presença do zika vírus. Esse agente é transmitido por um velho conhecido nosso: o mosquito Aedes aegypti. Até pouco tempo, ele era o principal vetor da dengue. Porém, hoje se sabe que o mesmo mosquito transmite outras duas doenças: a zika e a chikungunya.

O mosquito em foco
É em meio a água parada e limpa que a fêmea do Aedes aegypti deposita seus ovos. Após atingir a fase adulta, o mosquito tem aproximadamente 45 dias de vida. Ao picar uma pessoa infectada, ele contrai o vírus, se reproduz e tem início um novo ciclo. Dados do Ministério da Saúde apontam que um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas em seu ciclo de vida.

Foto: Agência Brasil
Outro ponto que merece atenção é a adaptação do mosquito. Cientistas do Instituto Butantan, em São Paulo, descobriram que o Aedes aegypti evoluiu geneticamente e agora sobrevive a temperaturas mais baixas. É aí que a questão se torna um caso de emergência. Além de transmitir várias doenças, o mosquito está mais resistente. Portanto, a preocupação não deve ficar restrita ao período de verão.

Como prevenir?
O combate do mosquito Aedes aegypti começa com ações que possam impedir a sua reprodução. A comunidade precisa participar ativamente e ficar de olho para não deixar água parada em pratinhos de vasos de planta, vasilhames, pneus, tonéis, garrafas de vidros e quaisquer outros recipientes que possam acumular água. As calhas das casas também merecem atenção.


Questão de comportamento
Como você já deve ter notado, a prevenção da dengue, assim como a zika e a chikungunya, depende de um esforço constante para limpeza desses locais. Ou seja, está ligada ao comportamento das pessoas.

Aqueles que não adotam as medidas preventivas precisam passar a adotar para que as estratégias de combate ao mosquito funcionem. Como tornar isso possível? Se você acompanha as postagens do blog, sabe que comportamento é a palavra mágica do marketing social.

É por meio da ferramenta que o governo pode desenvolver programas para incentivar que as pessoas limpem as casas constantemente, por exemplo. Em outras palavras, o marketing social faz parte do nosso dia a dia. O combate ao mosquito Aedes aegypti é apenas um exemplo de causa. Tenho certeza que a partir de agora você verá as campanhas do governo com outros olhos. 

E então, o que achou da postagem? Consegue ver a aplicação do marketing social no seu dia a dia? Deixe seu comentário! 

Se você gostou do tema, ou é novo por aqui, sugiro que você leia os textos da série Marketing social é tudo igual? Em cada postagem, falo de um aspecto diferente da ferramenta. Confira:

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