O que acontece quando a criatividade é usada como tempero social

Doação de sangue é um tema muito importante, mas que ainda costuma despertar certa resistência nas pessoas. A maioria reconhece a importância de fazer a doação. Contudo, isso não é o suficiente para fazer com que se dirijam até um hemocentro. Por que? Será que a comunicação poderia ajudar de alguma forma?  

A postagem dessa semana – aos poucos vamos retomando o ritmo – se encaixa na nossa categoria de comerciais e campanhas. Ela traz um vídeo de uma campanha de doação de sangue diferente de tudo que você já viu. 


Mais do que um comercial, a iniciativa que vamos ver aqui traz um tempero extra. E é ele que torna a iniciativa tão bacana. Porém, antes de seguir para o vídeo, vamos conferir alguns exemplos de campanhas desse tema nos dias de hoje.

Discurso tradicional
Quando falamos em campanhas sobre doação de sangue, o que vemos geralmente são abordagens do tipo: “doe sangue e salve vidas”. As peças costumam trazer um apelo emocional forte, na tentativa de fazer com que o público adote a ideia. Para ilustrar, fiz uma pequena coletânea de anúncios. Confira:
 



Apesar de ser um tema tão importante, o número de doações ainda é baixo no País. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, menos de 2% da população brasileira é doadora. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse percentual fique entre 5% e 6%.

Isso me fez pensar nos motivos que levam o público a não adotar o comportamento esperado. É evidente que existem questões externas como a incompatibilidade de peso, condições de saúde, até mesmo o pânico de agulhas. Mas o que a comunicação poderia fazer a respeito?

Sobre a campanha
Foi para dar fim a essa angústia, que dois publicitários decidiram criar uma ação um tanto inusitada. Cansados de pedir doação de sangue que se perdiam pelo Facebook, eles optaram por divulgar a causa utilizando um tempero especial: a criatividade.

Imagine que você está caminhando por um estacionamento e se depara com uma placa de "DOA-SE" em um carro. É bem provável que você queira se aproximar para ver do que se trata. Confesso que também faria o mesmo.


Então, ao ler a mensagem abaixo do título você verá escrito: "Doar sangue não chama tanto a atenção, mas ajuda muita gente. Entre nessa campanha. Ligue agora e agende sua doação". Pode até ser que você não se torne um doador depois de ver a peça, mas se você chegou até lá, podemos dizer que a mensagem foi entregue com sucesso. Assista o vídeo da campanha:



Como já vimos, a mudança de comportamento é um processo - por muitas vezes bem longo. Todavia, o conhecimento da causa é um passo muito importante para que a mudança aconteça de fato. Na escala das campanhas de marketing social, essa pode ser definida como campanha de ação. Apesar de ter um caráter de alerta, o  texto de apoio deixa claro qual a conduta esperada: a doação de sangue. Entenda melhor nesse texto:

Marketing social é tudo igual? Os 4 tons de marketing social

O que você achou da campanha "DOA-SE"? Conhece alguma outra iniciativa com temperos especiais? Deixe seu registro nos comentários!



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